Twitter é avaliado em US$ 11 bilhões. IPO pode vir em 2014

03-01-2013 15:11

O valor de mercado do microblog foi discutido em artigo da revista Forbes sobre o potencial para uma oferta pública em ações

 

A reboque das especulações sobre uma possível oferta pública de ações (IPO) no próximo ano, os analista começam a quantificar o valor de mercado do microblog Twitter. Segundo reportagem publicada na revista Forbes, o valor do pássaro azul já estaria na casa de 11 bilhões de dólares.
O analista da empresa Greencrest, Max Wolff, disse à Forbes que o valor de mercado do Twitter teria se elevado desde o IPO do Facebook no ano passado. "Usar apenas o chamado mercado secundário de ações para definir valor corporativo é um processo muito difícil e opaco. É uma sopa de rumores", diz Wolff. O mercado secundário refere-se ao movimento de entrada e saída de investidores externos em uma empresa. A SEC (Comissão de Valores Mobiliários) impõe um teto de no máximo 499 investidores externos para as empresas. Acima desse número, elas precisam abrir capital.
Segundo Wolff, o valor de 11 bilhões de dólares reflete o crescimento do número de usuários do serviço e "os novos esforços para gerar receita que estão dando frutos e indicando um bom 2013 para o Twitter", diz Wolff. Rumores de uma possível compra pela Apple também engordaram os números.
É claro que o valor de 11 bilhões está muito abaixo dos 100 bilhões de dólares que turbinaram o IPO do Facebook, mas segundo Wolff é uma avaliação muito mais realista que a do Facebook quando abriu seu capital.
Segundo a revista, os últimos dados sobre valuation do Twitter são de junho de 2011, quando foi avaliado em 8 bilhões de dólares por conta de um investimento de 800 milhões de dólares que o Twitter tinha recebido na época. Segundo o site eMarketer, a receita do microblog deverá chegar a 1 bilhão de dólares em 2014, mas a empresa continua a afirmar que não tem planos de abrir seu capital.
UOL