Tela de celular tem mais germes que descarga de banheiro público

17-10-2010 14:44

Essa é para você, leitor que anda empolgado com seu celular touchscreen novinho: uma pesquisa da Universidade Stanford publicada no Journal of Applied Microbiology adverte que, além de abrigar marcas de dedões, a tela é um ótimo criadouro de bactérias e vírus. Em alguns casos, ela consegue carregar mais germes que a descarga de um banheiro público (para ser mais precisa: a tela tem 18 vezes mais germes que o botão do vaso sanitário).

Cerca de 20 a 30% dos vírus são transferidos dos dedos das pessoas para a tela do smartphone; a mesma taxa faz o caminho inverso, da tela para os dedos, segundo Timothy Julian, um dos autores da pesquisa.

Outras pesquisas já mostraram que uma quantidade similar de “germes” pode ir dos dedos para nariz e boca. Uma outra curiosidade: as pessoas tendem a tocar os lábios e a boca de 10 a 25 vezes em uma hora.

Portanto, regras básicas de higiene ajudam: lave sempre as mãos, principalmente antes (e quem sabe depois) de tocar a tela do seu celular (ou a do aparelhoo de outra pessoa).