Qual o melhor software para editar vídeos para web?

12-01-2013 14:28

 

Sejam bem-vindos ao 29 quadros – novo blog do IDG NOW! no qual vamos falar sobre vídeos online. Antes que perguntem, o nome 29 quadros representa o número de imagens por segundo exibido em vídeos online hoje em dia em grandes sites como o YouTube ou Vimeo. Isso dá uma sensação de suavidade um pouco maior do que filmes de cinema, que utilizam 24 imagens por segundo (algo que começa a mudar com O Hobbit: Uma Aventura Inesperada, que foi filmado e exibido com 48 quadros por segundo).
Como você acabou de perceber, quando falamos em vídeo, há tanto para falar que é comum perdermos o foco. E, aqui neste blog, ele está na produção de vídeos online. Com quase três anos de experiência em produção de vídeo para web 2.0,  aprendi dezenas de técnicas e dicas que podem ajudar bastante quem está entrando no mundo dos 29 quadros na internet – seja na área de tecnologia, games ou até mesmo fazendo malabarismo!
Edição: horas de trabalho para criar minutos de vídeo
E vamos ao primeiro assunto:
Qual a melhor software para editar vídeos para web?
Com o recente sucesso dos nosso canais no YouTube, duas das perguntas que mais recebo é ˜Qual software você usa para edição” e “Qual é o melhor?” – a resposta da primeira é simples: utilizo o Vegas Pro, da Sony, exclusivo para Windows. Já a segunda pergunta é um pouco mais complicada e depende muito da produção. Como costumo dizer para meus alunos nas primeiras aulas de edição, tudo depende do job, ou seja, tudo depende do resultado que você busca.
Suponha que você queira montar um slideshow de fotos para compartilhar  com seus familiares ou esteja oferecendo um serviço de fotos de casamento. Estamos falando de uma sequência simples de fotos: uma sendo exibida depois da outra com transições básicas. Para esse tipo de vídeo, não recomendo um software super avançado, mas sim um super básico, como o Movie Maker ou iMovie. Esses dois possuem opções específicas para esse tipo de vídeo, como ajustar a duração de todas as imagens ou aplicar efeitos de transição para todas as fotos de uma só vez.
Essas tarefas teriam de ser feitas manualmente no Final Cut, por exemplo, e demandaria bem mais do que dois ou três cliques – já que são softwares que oferecem um extenso controle manual para cada um dos arquivos de mídia que é colocado na linha de edição. Mas calma – isso não quer dizer que o Movie Maker é o super-herói. Na verdade essa é uma das pouquíssimas aplicações para as quais recomendo um software tão básico sobre um profissional.
O que quero dizer com tudo isso é que o melhor software depende muito do que você quer produzir. Mas a eficácia do tal software também depende muito de quem está operando – e não do que os tradicionais “entendidos de mercado” ou “fanboys” dizem por aí. Já vi muitos amantes de Final Cut se matando para fazer o que faço com apenas uma das mãos no Vegas.
Portanto, não se deixe enganar por elogios ou críticas; para responder essa pergunta,  o segredo é encontrar um software que atenda da melhor forma às suas necessidades e, depois, desenvolver prática com ele. No próximo post, vamos discutir alguns dos softwares mais utilizados na produção de vídeos para web e explicarei porque prefiro o Vegas Pro para o que chamo de “edições internéticas”. Fiquem ligados!
UOL