Pesquisador cria ferramenta para deletar pessoas no Google Street View

10-08-2010 00:53

Cansado das imagens do Google Street View poluídas com pedestres dos mais variados estilos, o estudante Arturo Flores, da Universidade da Califórnia, em San Diego, teve uma ideia genial - e um tanto antissocial. Criou uma ferramenta para remover automaticamente um pedestre de qualquer imagem do serviço de mapas do Google, dando aos ambientes uma cara de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

A ferramenta ainda não tem nome "comercial", nem previsão de lançamento, mas foi apresentada com detalhes em um evento ocorrido em julho (veja o PDF em inglês). A ideia é substituir a figura de uma pessoa na imagem por pixels "vizinhos" que possam recompor o fundo do cenário. Não é uma operação altamente precisa, como você pode ver nas imagens acima, mas ajuda a fazer uma limpeza visual nas fachadas virtuais, além de preservar ainda mais a privacidade dos pedestres.

No estágio atual, porém, a ferramenta só remove uma pessoa de cada vez. O próximo passo, segundo Arturo, é remover grupos de pessoas de uma vez só - exterminando os seres humanos dos mapas virtuais do Google e diminuindo em 90% a ocorrência de notícias incríveis como as aparições do "horse boy".