Monitor anti-cochilo dá alerta para motoristas no volante

17-10-2010 14:48

Motorista, que dirige com certa frequência em estrada, sabe o quanto é animador conduzir um carro cheio de dorminhocos (not!). Sobretudo quando ele, como os passageiros, participou daquele churrasco e está com aquele soninho pós-almoço.

Pensando na sobrevivência dos ocupantes do carro e dos motoristas (e lógico, na continuidade dos churrascos em todo o mundo), o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, criou um monitor anti-cochilo no volante, que emite um alerta a cada tentativa de ‘pescada’ do condutor do veículo.

O Eyetracker, como é chamado o dispositivo, é um sistema inteligente composto por duas câmeras, que ficam monitorando os olhos do motorista. O condutor pode configurar um determinado período para que o equipamento emita alertas – aliás, se a cada piscada que o condutor der o dispositivo emitir um barulho, há grandes chances de o motorista dê uma bica nas câmeras.

Além do uso em carros, o instituto ainda cita que o dispositivo pode ser usado durante operações oftalmológicas (pois as câmeras tiram até 200 imagens por segundo), no controle de jogos de computador pelos olhos ou até ser utilizado pelo mercado publicitário, para avaliar o comportamento de como as pessoas visualizam certa propaganda.