Livro escrito por Julian Assange ganha edição brasileira

18-01-2013 17:56

cypherpunks

 

A edição brasileira do livro Cypherpunk – liberdade e o futuro da internet será lançada no Brasil no dia 1º de fevereiro. O livro foi escrito por Julian Assange, editor chefe do site Wikileaks, responsável por publicar informações, documentos e outros conteúdos confidenciais de governos no mundo sobre assuntos sensíveis. As informações são do portal EBC. A pré-venda da obra custa em média R$ 29.
Comemore o #InternetFreedomDay
De acordo com a editora responsável pela edição em português, o livro aborda a vigilância em massa e a censura na internet, tendo como mote principal o movimento cypherpunk. O termo é uma derivação de cipher (escrita cifrada) e punk e consta no Dicionário de Língua Inglesa Oxford desde 2006. O movimento cypherpunk começou na década de 1980 e promove a utilização de criptografia e de outros métodos similares nos processos de intervenção o mudança social tanto fora como dentro da rede mundial de computadores.
512851-julian-assange
#InternetFreedomDay
O livro será lançado duas semanas depois do aniversário de um ano de um apagão virtual de mais de 115 mil sites em protesto a um projeto de lei norte-americano que pretendia bloquear determinados sites que desrespeitassem a política de propriedade intelectual dos Estados Unidos. A partir da mobilizaçãod de organizações sociais e grandes cooporações como Google e Yahoo, o projeto saiu da pauta de votação do Congresso Norte-Americano. A versão brasileira também acontece em um período que a liberdade na internet voltou a ser assunto na web após o suícidio de Aaron Swartz, ativista e criador do sistema RSS, que estava sendo acusado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) de ter copiado ilegalmente documentos da instituição.
 

A obra conta com prefácio do filósofo Slavoj ?i?ek, que cita que “as instituições políticas e jurídicas estão envolvidas em atividades sistemáticas de censurar e restringir os potenciais democráticos da nova mídia digital”.

capa-cypherpunks

UOL