Foto deletada no Facebook pode ficar até 16 meses nos servidores da rede

17-10-2010 15:01


Foto de Jacqui Cheng demorou mais de um ano para ser apagada dos servidores do Facebook

O Facebook já teve um monte de problemas envolvendo privacidade — de casos de pedófilos que já cometeram crimes, baseado em informações divulgadas na rede a países que bloquearam o serviço, por acharem que o Facebook oferece riscos. Porém, de acordo com o blog americano Gawker, a rede acaba de adicionar mais um problema à lista.

Jacqui Cheng, do site americano Ars Technica, apagou uma imagem de seu álbum no Facebook em maio de 2009. O normal seria que imediatamente a imagem ficasse inacessível. No entanto, a imagem de Cheng ainda estava disponível em um link, nos servidores do Facebook até hoje no período da manhã, segundo o Gawker.

Alguns meses após deletar a imagem, um porta-voz da rede social chegou a responder para ela, dizendo que a imagem seria apagada “em um período razoável”. Porém, apenas 16 meses após o ocorrido que a foto saiu dos servidores do Facebook.

A sorte de Cheng é que a foto não era comprometedora: ela apenas fazia um biquinho (pose clássica em álbuns da internet). Agora,  imagine se fotos comprometedoras como a de Kevin Colvin, que faltou ao trabalho por uma “emergência familiar” (que pode ser comprovada pela foto abaixo, postada no Facebook no dia em que faltou), fiquem mais de um ano circulando pela rede? No mínimo, o cara teria que mudar de nome e fazer um transplante facial para arranjar um emprego novo.