Febre 3D revela 'vazio' do logotipo da Wikipédia

14-05-2010 19:23

Um globo em que letras de diversos alfabetos se encaixam como num quebra-cabeça. O logotipo da Wikipédia, criado em 2003, transmite a ideia de conhecimento, de troca de culturas e de um belo serviço incompleto. "Faltando peças? E o que tem ali atrás?". Para sua sorte, a tecnologia 3D deixa de ser a vilã dos cinemas e passa a ser a resposta que você procurava. 

Como parte da renovação visual da enciclopédia colaborativa foi criada uma versão tridimensional do logotipo. Graças ao trabalho do artista Philip Metschan, portanto, você pode ver o globo em outros ângulos, com novos caracteres, e até contemplar o vazio considerável que domina a parte posterior do objeto.

A criação do logo 3D permite a produção de objetos personalizados (merchandising colaborativo?), como esse protótipo apresentado pela própria Wikipédia. Mas a mudança também a atende a outras necessidades. Segundo Jay Walsh, no Wikimedia Blog, era preciso corrigir alguns erros tipográficos apontados pela comunidade e criar uma versão em alta resolução do simpático globinho.

Enquanto isso, o logo da Desciclopédia continua o mesmo.