Falha no Facebook faz de você um hacker por acaso

06-05-2010 20:15

O Facebook e a privacidade, capítulo 475. Na manhã desta quarta-feira (5), a novidade foi uma brecha que permitia visualizar o bate-papo particular de amigos e até mesmo intervir na lista de pedidos de amizade deles, negando ou aceitando convites de terceiros. E isso tudo, veja bem, sem precisar invadir sistemas, roubar senhas ou agir de qualquer forma mal intencionada.

Um vídeo no YouTube mostra como a brecha funcionava. Bastava você acessar suas configurações de privacidade, selecionando a opção de "prévia" do seu perfil. Ao digitar o nome de um amigo no topo da página de prévia, as possíveis janelas ativas de chat desse amigo apareciam no canto inferior da sua tela, e as solicitações de amizade enviadas a ele apareciam no topo esquerdo do site. A imagem acima, do site TechChrunch, mostra a janela de chat alheia surgindo graças à brecha.

Em comunicado ao TechCrunch, o Facebook afirmou que a função de bate-papo foi desabilitada quando os técnicos souberam do problema, e a brecha que exibia os pedidos de amizade já foi corrigida. O bate-papo, porém, seria restabelecido aos poucos.

Ou seja: você perdeu a chance de ser um hacker por alguns minutos.