Facebook revela sistema de busca social

15-01-2013 18:20

 

O Facebook anunciou, durante um evento na tarde de hoje, o Graph Search, um sistema de buscas que varre toda a rede social em busca de respostas relacionadas ao perfil do usuário. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, apresentou a novidade como algo feito “para responder perguntas muito específicas, como: quem são meus amigos em São Francisco?”
O sistema funciona em tempo real e, à medida em que o usuário digita, sugere maneiras de completar os termos de busca. No evento, Zuckerberg mostrou que é possível, por exemplo, localizar “amigos que vivem em Palo Alto, na Califórnia, e gostam de Game of Thrones”.
Assine a tag facebook para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
A novidade também pode ser útil para encontrar pessoas que você conheceu em determinada ocasião e quer encontrá-la de novo. Basta digitar, por exemplo, “pessoas chamadas Chris que são amigos de Lars e estiveram em Stanford”. O Graph Search reconhece uma linguagem natural e usa os termos de busca como título da página de resultados. O Facebook ainda fez uma parceria com o Bing, da Microsoft, para exibir alguns resultados dentro da busca social, como informações sobre o clima em determinado local.
Conforme o executivo, a ferramenta foi desenvolvida com a privacidade em mente. “A maior parte do conteúdo do Facebook não é pública, então você precisa de uma forma de encontrar as coisas que foram compartilhadas com você”, afirmou. Na prática, isso significa que, se alguém compartilhou o conteúdo apenas com amigos, ele não vai aparecer para o usuário que faz a busca, a menos que os dois sejam amigos.
São quatro grandes categorias: pessoas, fotos, lugares e interesses. Elas interagem entre si para apresentar resultados mais refinados. É o caso das buscas por fotos: a ferramenta oferece a possibilidade de procurar por imagens de amigos em determinados locais ou realizando alguma atividade definida, como uma caminhada, por exemplo.
      
O projeto foi ideia de Lars Rasmussen, que já trabalhou no Google Maps e no Google Wave. Por enquanto, o Graph Search está em estágio beta, disponível de maneira limitada apenas para usuários dos Estados Unidos. Durante esse período, apenas uma fração de conteúdo estará disponível na busca. Quem quiser entender melhor como a novidade funciona, pode conferir alguns vídeos no site oficial e até inscrever-se em uma lista de espera para saber quando poderá testar a funcionalidade.
UOL