Facebook cria espécie de "Google interno" para facilitar busca de conteúdo compartilhado por amigos

15-01-2013 18:14

 

Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook, apresenta recurso de mecanismo de busca da rede social em Menlo Park, sede da empresa
O Facebook apresentou nesta terça-feira (15) uma forma aperfeiçoada de busca de conteúdos para que usuários na rede social possam encontrá-los mais fácil e rapidamente, chamada Graph Search ou Busca Social. O sistema de busca funcionará como um "Google interno", com sugestão de termos enquanto o usuário digita. O anúncio foi feito na sede da empresa em Menlo Park, na Califórnia (EUA). O novo recurso será disponibilizado "aos poucos" e apenas em inglês para os usuários do serviço.
Logo no início da apresentação, Zuckerberg disse que a missão do Facebook é ''manter o mundo mais aberto e conectado''. O criador da rede social afirmou que atualmente o Facebook se baseia em três pilares: o feed de notícias, a linha do tempo e, a novidade anunciada, a Busca Social. Ainda em versão beta, o recurso poderá ser usado por quem se inscrever na lista de espera. Resultados do buscador da Microsoft, o Bing, também serão conectados à nova ferramenta.
''Não é um sistema de busca na web, mas um sistema chamado ''Graph Search'' [Busca Social]. Vamos indexar os conteúdos publicados no Facebook de modo que você possa achar o que você quiser instantaneamente'', explicou Mark Zuckerberg, criador e diretor-executivo da rede social. ''A Busca Social é uma forma completamente nova de ver informações'', destacou.
De acordo com Zuckerberg, o usuário só poderá fazer buscas em conteúdos que foram compartilhados com ele, o que garantiria a privacidade dos dados. Ou seja, se a pessoa compartilha informações apenas com amigos adicionados ao perfil na rede social, elas não vão aparecer na busca para outros usuários -- vale lembrar que o Facebook tem mais de 1 bilhão de pessoas inscritas no serviço.
Para demonstrar como o Facebook ''leva realmente a sério'' a questão da privacidade, Zuckerberg disse que um aviso aparecerá na página inicial dos perfis para que as pessoas possam explorar melhor como as informações aparecerão na Busca Social. Além disso, haverá um guia para ajuste de privacidade.
 Zuckerberg explicou que foi a questão da privacidade que levou a empresa a conectar a Busca Social ao Bing, para resultados externos à rede. ''Teríamos amado trabalhar com o Google'', disse. ''Mas o principal quando alguém compartilha algo no Facebook é nossa capacidade em divulgar coisas, mas também de escondê-las depois, e até removê-las imediatamente. A Microsoft estava mais disposta a fazer coisas específicas para o Facebook'', detalhou.
 
Exemplos
 
Com a Busca Social, o usuário poderá fazer buscas sociais do tipo: "Quem são meus amigos em São Francisco''". Além disso, o sistema mostrará a lista de contatos do perfil do Facebook que colocaram a cidade de São  Francisco como localidade, por exemplo. Será possível também buscar por restaurantes em determinados locais, localização de amigos, programas de TV que os amigos do usuário gostem.
A princípio, alguns tipos de buscas mais comuns terão atenção especial na ferramenta do Facebook. A primeira delas são as consultas por pessoas. O exemplo dado pelo criador do Facebook foi: "Meus amigos que vivem em Palo Alto, Califórnia, e gostam de 'Guerra dos Tronos'".
A segunda é a busca sociais por lugares. Para ilustrar a situação, Zuckerberg buscou por restaurantes mexicanos em Palo Alto, na Califórnia. Os resultados mostraram tanto recomendações como avaliações postadas na rede social.
Também será possível, conforme demonstrado pela empresa na apresentação, buscar por "fotos com as quais você se parece", além de interesses em comum com amigos, respectivamente terceira e quarta buscas mais feitas na rede social.
Em todos os exemplos, as buscas sociais funcionaram com textos em linguagem "natural", mas sempre em inglês. A assessoria do Facebook no Brasil não informa quando o recurso estará disponível em português.

Divulgação

 

Recurso Graph Search do Facebook permitirá fazer buscas dentro da rede social; acima, uma exemplo de pesquisa: "Pessoas que gostam de coisas que eu gosto"
UOL