Ensine sua guitarra a jogar Street Fighter IV

21-05-2010 21:21

 

 

Dó, ré, mi, fá, meia lua para frente e soco forte? Vamos com calma. O que você pode ver nesse vídeo é um projeto de software livre que começou com boas intenções, mas agora fugiu completamente de controle (sem trocadilhos).

Alan Chatam criou o OpenChord para que você pudesse usar guitarras de verdade em jogos como Guitar Hero e Rock Band. Mas, depois de muito código, tentativas e erro, noites mal dormidas, ele conseguiu adaptar o mesmo sistema de controles para o jogo de luta Street Fighter IV. Ou seja: você pode aplicar um hadouken (golpe tradicional de Ryu e Ken, duas das mais influentes personalidades da história da humanidade) tocando um lá menor.

No vídeo, Alan joga no PlayStation 3, e você percebe que a "jogabilidade" não é tão precisa - alguns golpes mais elaborados precisariam de Jimi Hendrix ou Jimmy Page (outros dois filósofos dos mais fundamentais para a humanidade). Mas é aí que a beleza do código aberto se manifesta: se está ruim, por que você não estuda a documentação e ajuda a melhorar?