Empresa canadense incentiva consumidor a 'imprimir sem culpa'

29-04-2010 00:15

"Pense antes de imprimir" ou "Para cada página impressa, 379 mil árvores serão derrubadas ilegalmente na Amazônia". Para John Williams, presidente da empresa de papel canadense Domtar, essas mensagens "politicamente corretas" que acompanham o rodapé de muitos e-mails são uma grande besteira. Ou, em outras palavras, deixam de "conscientizar" o consumidor e começam a aterrorizá-lo.

"Existe uma função para o papel. E você deve se sentir confortável ao usar adequadamente, e não achar que existe necessariamente um impacto ambiental negativo quando você imprime alguma coisa", disse John em uma conferência nesta segunda.

O plano da Domtar, líder de papéis para cópia na América do Norte, é lançar uma campanha para incentivar o uso consciente do papel. Isso vai incluir ações no YouTube e no Facebook para atingir o público mais jovem, que, segundo John, "esqueceu o que é usar papel". John também defendeu a empresa, dizendo que eles trabalham em um sistema sustentável, reflorestando e plantando três árvores a cada uma que é derrubada.

Mas o mais importante disso tudo é ver uma empresa assim desafiar os espertões de escritório que sempre surgem com a piada pronta quando você vai até a impressora: "Você sabe quantas árvores foram derubadas lálálá...".