Conheça U.bo, o robô-tamagotchi que anda e reclama

30-08-2010 12:54

Ele anda, faz barulho e pede comida. Se for atendido, fica feliz e demonstra isso com emoticons iluminados na tela de LED de 11x11 polegadas. O U.bo, uma espécie de Tamagotchi versão 2010, é um robô movido a pilhas feito para interagir com crianças.

Em vídeos de uma apresentação na Tokyo Toy Show, no Japão, você pode ver o bichinho sendo tratado por crianças. Ele se movimenta sozinho, mas precisa da ajuda de pessoas nas tarefas mais complicadas. Para dar comida, você usa um biscoito/bolacha/cookie magnético que se prende ao U.bo. Depois de comer, ele faz as necessidades e deixa isso bem claro em ícones que surgem na tela. Para limpar, basta balançar a criatura - o acelerômetro interno entende o que está acontecendo. Uma galeria de fotos mostra vários exemplares do U.bo fazendo a festa no evento de Tóquio.

Cada robô pesa 210g e funciona com 2 pilhas AA que, segundo o fabricante, são suficientes para 14 horas de brincadeira. Além de ter uma "história de vida" (a estrutura do robô é, na verdade, uma nave espacial que funciona como casa", o U.bo se relaciona com outros da mesma "espécie" quando eles se aproximam: eles podem simular danças e outras brincadeiras usando sons, movimentos e emoticons.