Chegamos ao nível do Japão: restos de tecnologia já vão para a caçamba de entulho

27-07-2010 17:21

Uma das diversões por aqui, além de ficar observando o nome das redes Wi-Fi da vizinhança (batatinha, catarina, segredo, linksys...), é sair na janela para ver como anda esse tal de mundo real. E às vezes a recompensa é valiosa. A foto acima, por exemplo, foi tirada há 10 minutos. Ouvi um barulho, fui pra janela e lá estava uma gloriosa caixa de Windows 95, junto com disquetes e manuais, despejada em uma caçamba de entulhos. Sensacional.

Antes que eu pudesse descer para ver com detalhes a "raridade" ou talvez contribuir aqui de cima com uma caixa amarela gigante de antivírus, um leitor de CD ou pentes de memória RAM que não funcionam, o Windows 95 foi soterrado por armários velhos e pedaços de cama. Uma pena, porque parecia haver também outras partes de um computador que não apareceram na foto.

Mas não foi a primeira vez que vi pedaços de tecnologia aqui na rua compartilhando espaço com tijolos, restos de azulejo e madeira quebrado. Em um pacato domingo, em fevereiro de 2008, um carro parou na rua. O motorista desceu, abriu o porta-malas, saiu de lá com um belo monitor CRT (de tubo) e jogou sem dó em outra caçamba de entulho, como prova a foto abaixo.

Esses exemplos me lembram o lendário Japão do fim dos 80 e começo dos 90. Quem foi criança nessa época se lembra muito bem das histórias. "Um amigo do meu primo foi pro Japão, e lá eles jogam computador no lixo" era o testemunho que bastava para você imaginar pilhas de máquinas amontoadas pelos becos. Se for assim, o Brasil pode estar longe do auge tecnológico, e algumas dezenas de anos atrasado, mas eu garanto que meus vizinhos estão fazendo sua parte.