CES 2013: Displair cria uma tela sensível ao toque em pleno ar - Ar e água são usados para criar uma “tela” onde as imagens são projetadas. Dá até pra jogar Fruit Ninja!

11-01-2013 12:54

 

Dá pra fazer coisas inimagináveis com um pouco de ar e dois microns de água. Coisas como uma tela sensível ao toque cujas imagens flutuam à sua frente. É o que faz o Displair, umas das demonstrações que mais chamaram minha atenção durante a CES 2013.
O aparelho produz uma lâmina de ar, que interage com partículas de água para formar uma “tela” onde imagens vindas de um computador ou tablet podem ser projetadas. E o resultado não é simplesmente uma tela passiva: consegui jogar uma partida de Fruit Ninja simplesmente movendo a mão pela superfície da “tela”, como faria num smartphone.
displair-360px.jpg
Displair: tela "flutuante" e sensivel ao toque
Alexander Chachava, executivo de um grupo que investiu no desenvolvimento da tecnologia, destaca a eficiência do aparelho, que tem baixo consumo de energia. E ele certamente é mais limpo que uma tela convencional, já que não dá pra deixar marcas de dedo em pleno ar.
Mas é algo prático? Pode ser, mesmo com um preço de US$ 10.000, caso a empresa tenha sucesso em seu objetivo de fazer com que os desenvolvedores criam aplicativos que tirem proveito do suporte a gestos da tecnologia. O Displair deve chegar ao mercado no segundo trimestre de 2013.
UOL