Aplicativo para Android faz piada com a paranoia do terrorismo

12-05-2010 12:45

 

 

Preocupado com a segurança da nação norte-americana? Viu um suspeito não-americano passando perto do carro do vizinho? Baixe esse aplicativo para Android, denuncie o suspeito com uma foto e ajude a fazer da América um lugar mais seguro. O SnapScouts pode ser visto como uma versão adolescente do Foursquare (geolocalização de usuários) para o combate ao crime. Mas a proposta logo se revela uma grande piada, ou pelo menos uma provocação bem articulada.

Segundo o site oficial, você usa o aplicativo para flagrar possíveis crimes e pessoas suspeitas. Você então envia esse material aos "especialistas treinados" do SnapScouts, que vão analisar o conteúdo e agir para garantir a segurança da América. Por todos os lados estão frases de efeito irônicas, como "Interface colorida e sonora transformam a denúncia de crimes em algo fácil e divertido" e "em breve: sistema de multi-tag para flagrar mais crimes ao mesmo tempo".

Além disso, as referências ao livro "1984", de Geroge Orwell, reforçam a sátira à paranoia do terrorismo e à obsessão com a vigilância. O "mascote" do aplicativo, por exemplo, chama-se "Georgie". Já os criadores do SnapScouts se identificam como MiniTru LLC, o que lembra o "Ministério da Verdade" (Ministry of Truth) do romance que eternizou a expressão "big brother".

A questão é que, poucos dias depois da tentativa de atentado em Times Square, em Nova York, vai ser difícil para muita gente encarar o SnapScouts como só mais um brincadeira.