Antes e depois: infográfico mostra sua (falta de) privacidade no Facebook

10-05-2010 19:43

À esquerda, o Facebook em 2005. Os trechos em azul representam a disponibilidade de seus dados pessoais na configuração "padrão". À direita, o mesmo Facebook e os mesmos dados, mas em maio de 2010. Em resumo e de uma maneira bem simplista: o que era particular se tornou público. Se antes só seus amigos viam seu perfil completo, agora todos podem ver.

Sim, você sempre pode "trancar" suas informações, como quiser. Essa análise visual, representada em um infográfico pelo desenvolvedor Matt McKeon, é baseada na configuração padrão dos perfis. O que, convenhamos, pouca gente se dispõe a mudar.

Essa linha do tempo mostra como as políticas do Facebook afetaram a privacidade dos usuários de 2005 até agora. Para ver os detalhes dos gráficos, visite o site de Matt. Ele diz que o Facebook é um ótimo serviço, e ele mesmo tem seu perfil por lá. O que ele critica é a forma como a rede social do jovem Mark Zuckerberg vem lidando com as informações dos usuários. "Faz parte dos esforços do Facebook correlacionar, publicar e 'monetizar' sua rede: um gigantesco banco de dados de informações pessoais e links que vão desde o lugar em que você mora até os filmes de que você gosta ou as pessoas em quem confia", diz Matt  no blog.

E você, vai revisar suas configurações de privacidade ou é melhor deixar que tudo seja um Facebook aberto?