AMD acusa ex-funcionários de roubarem documentos secretos para a Nvidia

16-01-2013 11:10

 

A AMD entrou com uma ação contra quatro ex-funcionários, um vice-presidente e três gerentes, acusando-os de roubarem mais de 100 mil documentos da empresa. Bob Feldstein, antigo vice-presidente de desenvolvimento estratégico, Manoo Desai, Nicolas Kociuk e Richard Hagen são acusados pela empresa de levarem informações secretas e entregarem para a Nvidia, empresa onde trabalham atualmente.
Assine a tag amd para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
A ação foi protocolada no distrito de Massachussetts, e a corte já sancionou um pedido temporário de restrição aos quatro, ordenando que preservem as cópias de qualquer material da AMD que eles possuam, seja documentos, computadores, dispositivos ou qualquer informação. A AMD afirma que possui evidências que os quatro funcionários "tranferiram para dispositivos de armazenamento externo documentos e informações secretas, nos últimos dias antes de deixarem a empresa para trabalhar na Nvidia". Antes de sair, um dos gerentes teria buscado por diversos tutoriais de como "executar a cópia de grandes quantidades de dados".
Entre todos os dados retirados, a AMD destaca que dois acordos comerciais com clientes e um documento com as estratégias da empresa para o futuro trazem uma vantagem injusta na competição, se utilizada corretamente.
A empresa acusa as quatro pessoas de quebra de contrato, crimes contra segredos comerciais e competição justa, e a violação do Computer Fraud and Abuse Act (lei promulgada em 1986 que visa reduzir invasões e roubo de dados em computadores).
Realizamos o contato com a Nvidia, e assim que divulgada a posição oficial da empresa, faremos o update nesta notícia.
UOL