Ajuste seu monitor para trabalhar (e dormir) melhor

07-05-2010 18:06

 

Derreter os olhos na frente do monitor é um dos esportes mais saudáveis do trabalhador moderno. Mas os criadores dof.lux parecem ter opinião diferente, e dizem que estão preocupados com sua saúde.

O f.lux é gratuito (compatível com PC, Mac e Linux) e tem como missão ajustar brilho e cores do seu monitor para oferecer uma iluminação mais "natural". "Durante o dia, as telas de computador têm uma boa imagem - elas são projetadas para brilhar como a luz do sol. Mas às 21h ou às 3h você não deveria estar olhando para o sol", diz o site oficial.

Para configurar o programa, você seleciona o tipo de luz que utiliza em sua sala (natural, fluorescente, incandescente) e digita sua localização (procure sua cidade aqui). Com essas informações, o Flux ajustar as configurações de seu monitor ao longo do dia.

Outra promessa dos criadores é que você vai até dormir melhor, já que cansará menos a visão e terá uma produtividade maior. E isso parece justo, desde que eles continuem fazendo programas legais enquanto nós tentamos dormir.