Wikimedia lança o Wikivoyage, - um guia de viagens colaborativo Organização responsável pela Wikipedia e outros serviços tenta oferecer

15-01-2013 18:27

wikivoyage

 

Vai viajar e está procurando informações sobre o local? A Wikimedia lançou um novo serviço para ajudar na tarefa. A organização responsável pela Wikipedia divulgou nesta terça-feira, 15, o Wikivoyage, um guia de viagens colaborativo, gratuito e livre de publicidade, nos mesmos moldes da enciclopédia mais popular da internet.
O serviço já está disponível em nove diferentes idiomas, entre os quais está o português. A princípio, há cerca de 50 mil artigo prontos, que são editados e melhorados por um grupo de 200 editores voluntários.
"Há uma grande demanda por informação sobre viagens, mas poucas fontes são compreensíveis e não-comerciais. Isto está prestes a mudar", informa Sue Gardner, diretor executivo da Wikimedia Foundation. A intenção é criar um serviço útil para os viajantes e o órgão confia em sua comunidade para fazer a plataforma crescer.
Apesar de seu lançamento oficial ter acontecido nesta terça-feira, o Wikivoyage não é um serviço novo. Ele foi criado em 2006 e era mantido nos idiomas italiano e alemão. Os fundadores sugeriram a migração para a Wikimedia e a doação da marca para a organização, o que foi aprovado em outubro de 2012. A migração para os novos servidores se deu em novembro e, neste dia 15, o projeto sai oficialmente da fase beta.
A data de lançamento também não foi escolhida por acaso. A data marca o aniversário de 12 anos da fundação da Wikipedia.
UOL