Unesp promove curso de Tecnologia Assistiva

16-01-2013 11:13

 

Professores das redes públicas municipal e estadual de Ensino já podem se inscrever para a sexta edição do curso de aperfeiçoamento a distância 'Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar'.
A atividade é promovida pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Unesp Presidente Prudente por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em um convênio com Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas aproximadamente 1000 vagas para todas as regiões do Brasil.
Sob a coordenação da professora Denise Ivana de Paula Albuquerque, o curso tem cinco meses de duração (180 horas) e está estruturado em 4 módulos, nos quais as atividades serão postadas em agendas semanais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pela plataforma Teleduc. Os conteúdos pedagógicos a serem abordados serão disponibilizados também em apostilas e videoaulas gravadas em parceria com o NEaD (Núcleo de Educação a Distância da Unesp).
Um dos objetivos primordiais do curso é oportunizar a discussão e problematização sobre a questão da Educação Inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática da sala de aula. Por isto, busca oferecer estratégias pedagógicas e metodológicas para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologia Assistiva (TA,) como recursos educacionais e de acessibilidade na escola aos professores cursistas de todas as regiões do Brasil.
Para a sexta edição, os conteúdos dos módulos foram revisados e atualizados e algumas atividades foram reformuladas e/ou acrescentadas, de acordo com a coordenadora Denise. Para ela, é muito importante ampliar as discussões sobre Educação Inclusiva e propor mudanças para o espaço escolar. “Compreender o que é Educação Especial, Tecnologia Assistiva e outras temáticas abordadas no curso, bem como valorizar e formar continuamente um educador para a Educação Inclusiva são pontos fundamentais deste curso”, completa.
Para mais informações e inscrições é necessário acessar o site www.ta.unesp.br até 14 de fevereiro.
UOL