Myspace é acusado de usar músicas sem permissão - Grupo de pequenas gravadoras diz que rede social não paga para hospedar seus trabalhos

22-01-2013 11:32

New MySpace

 

O Myspace nem bem ressurgiu e já enfrenta polêmica em função de seu conteúdo. Isso porque o site, cujo foco é a relação de músicos com o público, estaria hospedando músicas de mais de 100 pequenas gravadoras sem autorização.
A acusação foi feita por Charles Caldas, CEO da Merlin, um grupo que faz acordos digitais para empresas como Beggars Group, Domino e Merge - três das maiores gravadoras independentes do mundo.
Em entrevista ao New York Times, Caldas declarou que havia um contrato entre a Merlin e o Myspace, mas está expirado há mais de um ano. E mesmo assim as músicas de seus clientes continuam no site.
"Embora seja legal ver que o sr. Timberlake está lançando seu serviço nesta plataforma e agindo como um defensor, por outro lado, seus pares artistas estão sendo explorados sem permissão e não estão sendo remunerados por isso", declarou o executivo, em referência ao fato de que Justin Timberlake, que é dono de uma parte minoritária do Myspace, foi parte ativa no relançamento do site.
Em resposta, uma porta-voz da rede social disse que não quiseram mesmo renovar com a Merlin e que, se as músicas estão disponíveis, é porque os usuários fizeram upload delas. Segundo Neda Azarfar, basta a gravadora pedir e seu trabalho será removido da plataforma.
UOL