Dados serão o 'combustível' da computação na nuvem

17-01-2013 13:10

 

Cloud computing concilia dois temas até então, irreconciliáveis em Tecnologia da Informação: a redução de custos e a necessidade de fomentar a inovação. Além disso, a geração explosiva de informação impulsionará ainda mais a oferta de serviços baseados na nuvem, sustenta a Ovum. Mas,a consultoria adverte: 2013 exigirá um grande esforço de fornecedores e empresas interessadas em fazer a cloud funcionar na prática.
"A computação na nuvem mal chegou a sua adolescência. Ainda vai demorar, pelo menos, mais cinco anos, para termos um amadurecimento. Isso exige uma grande participação dos prestadores de serviços, dos fornecedores de hardeware e dos próprios clientes para sedimentar as ofertas no mercado", destaca o analista sênior, Laurent Lachal.
Segundo ainda a consultoria, este ano, a geração explosiva de dados com a forte demanda de aplicativos na mobilidade e nas mídias sociais será o grande 'combustível' para computação na nuvem, a partir das ofertas em nuvem pública, privada ou híbrida, projeta ainda Lachal. 
"Essa montanha de informações vai requisitar serviços na nuvem.Hoje o debate está muito centrado em tecnologia, mas o big data vai gerar produtos", sinaliza o analista. Entre os grandes geradores de dados, a Ovum destaca o M2M (comunicação máquina a máquina), a consumerização de TI - com cada vez mais aplicações portadas para a mobilidade - a Internet das coisas, com carros e cidades inteligentes. 
"Gerenciar a informação,o dado será um grande desafio e abre oportunidades para o prestador de serviços na nuvem. "Veremos um novo mercado nos próximos anos.Muita coisa vai mudar e o prestador de serviços precisa ficar atento. O jogo da nuvem está apenas começando", completa o analista da Ovum.
UOL