CES 2013: Convergência digital será destaque em evento, dizem analistas - Segundo especialistas, evento de tecnologia em Las Vegas será palco dessa integração cada vez maior entre computadores, smartphones e tablets.

07-01-2013 09:23

 

Depois de brigar pela atenção e pelo bolso dos usuários, PCs e dispositivos móveis estão começando a convergir em estilo, tamanho e modo de utilização. Tal convergência entrará em jogo na feira internacional CES 2013, que acontece em Las Vegas, nesta semana.
"A convergência, embora comentada por 20 anos, está finalmente acontecendo agora", disse Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy. "Os usuários querem uma experiência consistente entre seu telefone, tablet, PC, TV, carro e outros dispositivos futuros...Os mercados estão em rota de colisão."
Há um mashup de dispositivos - um borrão nas fronteiras entre laptops, tablets, smartphones e até mesmo desktops. Tablets estão ficando menores, mas também usando teclados separados. Celulares estão se tornando mais poderosos. Laptops estão ganhando sensibilidade ao toque . E é esperado que desktops cheguem com recursos de toque, também.
Já existem máquinas híbridas - parte laptop e parte tablet - no mercado. "Em algum momento, podemos já não saber onde um tipo de dispositivo começa e o outro acaba", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. "Nós estamos no meio da mistura de laptops com tablets, e ficando perto de fazer o mesmo com pequenos tablets e smartphones grandes. Há muita criatividade acontecendo no momento, porque temos muitos tipos de dispositivos."
Nesta semana, os fabricantes de PC, juntamente com os maiores produtores de celulares e tablets do mundo, irão se reunir na CES, uma feira anual onde grande empresas muitas vezes anunciam novos produtos. Analistas do setor dizem ser provável que essa convergência ganhe força no evento.
"Estamos definitivamente vendo convergência entre dispositivos e capacidades à medida em que avançamos", disse Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group. "Os smartphones e tablets podem fazer as coisas que precisávamos que os laptops fizessem há vários anos, e estão fazendo essas coisas via touchscreen - nenhum teclado ou mouse é necessário. Também estamos vendo essas capacidades touchscreen sendo desenvolvidas em notebooks tradicionais, e, em breve, até mesmo em desktops."
Olds vê os laptops, que foram caindo em vendas, tornando-se cada vez mais como tablets, que vem dominando o mercado de PC. "A adição de telas touchscreens para laptops menores torna-os muito mais competitivos com tablets", acrescentou. "Os notebooks também estão fazendo um trabalho muito melhor em outros fatores importantes, como tempo de inicialização e vida útil da bateria. No geral, eu acho que veremos estes mercados tendendo a se fundir, com as principais diferenças sendo preços e sistemas operacionais."
No entanto, os laptops não são os únicos dispositivos de mudança neste cenário. Enderle disse que os tablets estão se tornando mais como laptops, com a adição de teclados sem fio. A diferença de preço entre tablets e seus "primos mais caros" – os notebooks - deve diminuir, disse Olds. "Com os tablets adicionando recursos mais sofisticados e os fornecedores de laptop diminuindo os preços para se manter no mix competitivo, vamos vê-los se aproximando", acrescentou.
Esta convergência, de acordo com Moorhead, tornará mais fácil a utilização de nossos computadores, não importando onde estivermos ou o que estivermos fazendo. "A convergência permite uma experiência de computação contínua, o que significa que podemos fazer o que queremos, onde queremos, quando queremos, e como queremos", acrescentou. "Isso proporciona um grau de liberdade, autonomia e produtividade que nenhuma geração jamais viu."
Esta convergência também pode ser um benefício para o mercado de PCs, que continua batalhando, Moorheard observou. Com as mudanças que chegam para os tradicionais laptops e desktops, os consumidores e as empresas podem começar a voltar mais sua atenção para esses mercados.
De acordo com Enderle, os próximos anos devem render algumas interessantes mudanças tecnológicas. "Nós ainda estamos apenas no início desse processo, que pode levar até cinco anos para ser totalmente concluído", disse ele.
UOL